sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Back to School: mas agora do outro lado#1

Lembro-me da expectativa de conhecer professores novos, e pergunto-me o que terão pensado de mim quando entraram na sala. Agradeço o facto de a telepatia não fazer parte dos dons que possa ter, mantendo-me na confortável ignorância de quem ainda tem ilusões.

Diz que houve festa no dia anterior à noite. O que fez com que tivesse apenas a presença de duas alunas na aula da manhã. Até que não foi mau assim. Sempre deu para me ir ambientando e adaptando a este meu novo papel e a este novo nome que teimam em me chamar e ao qual eu ainda não respondo por instinto: professora.

É óbvio que ambas eram alunas interessadas e interessantes, o que facilitou e muito o diálogo. Apesar disso, não se conseguiram evitar uns bocejos de uma, e umas trocas de SMS de outra, ainda que de forma muito bem dissimulada.

A tarde trouxe-me 6 alunos. Sendo que apareceram quase 20 minutos depois, já eu estava quase a desistir. Ao que parece estavam lá em baixo à porta, à espera que "a professora" entrasse no edifício. E eu já estava na sala à espera que eles chegassem. 10 minutos antes da hora. Aprendi que os anfitriões esperam pelos convidados e é como anfitriã que me sinto.

Separam-nos praticamente 20 anos de vida, mas percebi que sentem exactamente o mesmo que eu sentia quando andava na faculdade. Podem ter telemóveis, internet e 300 canais de televisão. Na essência, no que ao futuro diz respeito, têm as mesmas incertezas, as mesmas dúvidas.

Acredito que um professor é alguém que pode fazer a diferença na nossa vida. Para o bem e para o mal. Que, se tiver a humildade e a sensatez necessárias, pode encaminhar os alunos para uma ou outra escolha. Ainda que o faça, na maioria das vezes, sem intenção.

Saí feliz. Feliz pela minha prestação. Feliz por sentir que irei ganhar muitas coisas. Feliz por perceber que, afinal, o que sei pode ser importante. Irei aprender muito. Irei ter a oportunidade de conhecer pessoas de uma faixa etária com a qual convivo pouco.

Do que eu tenho para aprender com eles e do que tenho para lhes ensinar, se fará um novo mundo. Com novas experiências, novas partilhas, novos sentimentos. Um mundo que será meu.





Sem comentários:

Enviar um comentário