Não terei sempre razão. Não penses que sim porque não é verdade.
Vou ter tendência para acreditar que eu é que estou certa, porque sou mais velha e porque já vivi mais. Mas não é necessariamente assim. É verdade que a experiência nos ensina e que, nesse sentido, estarei sempre um (muitos!) passo à frente. Mas o que vivi foi sempre diferente e, por isso, terás também uma palavra a dizer, uma razão que não é a minha e que poderá ser igualmente válida.
Não quero que cresças a fazer o que achas que os outros querem que faças. Cometi esse erro e só eu sei o que isso me custou. O que perdi com isso. O que guardei só para mim. O que tive (tenho) que sentir para ultrapassar esse auto-aprisionamento. Acreditas se te disser que só agora estou a aprender a fazê-lo?
Quero que expresses sempre o que gostarias que fosse. Que digas o que realmente sentes. Eu direi o que sinto e penso. E partiremos daí para encontrar o caminho.
Muitas vezes terei que ser implacável. E outras tantas serei injusta. Mas nunca deliberadamente. Farei sempre o que acreditar seriamente que será o melhor. E nem sempre terei razão.
Sim, quero proteger-te de todos os males e quero evitar que te aproximes de todos os perigos. Todas as Mães o querem.
Mas quero ser mais que isso. Quero dar-te a autonomia que precisas para não precisares de mim. Porque só assim me irás procurar com vontade de me ouvir e não com receio do que terei para dizer.
Tenho, eu própria, que ganhar coragem para fazer como os pássaros e atirar-te do ninho para aprenderes a voar. Assim farei sempre que a oportunidade surgir. Como agora.
Vai. Quero que vás e vivas e sejas feliz e te sintas segura na tua pele.
Eu estarei aqui. Irei aparecer quando menos esperares mas quando mais precisares. E, se em alguma altura não aparecer, desculpa. Não foi de propósito. Apenas não tive a capacidade para ler todos os sinais. Afinal, sou apenas tua Mãe. E isso por vezes,é muito limitador.
Mais uma vez está tudo muito certo...só é pena ela não saber ler!! Vais ter que lhe explicar devagarinho.
ResponderEliminarE o que tem que ser...
ResponderEliminar**